Conecte-se conosco

Dicas

Como Lavar Travesseiro de Pluma (Pena de Ganso) em Casa Sem Estragar

Publicado

em


Compartilhe:

Share on FacebookShare on PinterestShare on WhatsApp

Travesseiros de pluma, ou pena de ganso, são os preferidos de muita gente. Macios,  antialérgicos e confortáveis, eles dão um toque especial a qualquer noite de sono.

O problema começa quando você decide lavar. Aqui no site já publiquei um artigo ensinando a higienizar travesseiros:

4 Truques Fáceis para Desinfetar seus Travesseiros!

O problema é que nem todas essas dicas servem para travesseiro de pluma, porque elas podem estragar ou ficar com mal cheiro. Não indico usar as misturinhas deste outro artigo para travesseiros de pena de ganso, apenas para travesseiros de espuma.

Se você tem um travesseiros de pena, siga as dicas desse artigo. Vamos lá!

Aprenda a Lavar Travesseiros de Pluma na Máquina

Para lavar seus travesseiros de pena de ganso na máquina, é preciso prestar muita atenção. O ideal é lavá-los em máquina com abertura frontal, ou em máquinas comuns porém sem aquele pino no meio do tambor. Isso porque esse pilar do meio pode realizar o travesseiro se enroscar e estragar as penas.

Se a  sua máquina tem esse pilar no meio, você ainda pode lavar seu travesseiro de pluma, porém use o ciclo mais delicado possível , coloque os travesseiros na vertical e lave no máximo 2 por vez.

Se a sua máquina de lavar é de tambor horizontal, vale a mesma regra, porém a chance do travesseiro estragar é bem menor, pois além de não ter o pino do meio, esse tipo de máquina ainda usa menos água e  não enxarca completamente o travesseiro.

Siga essas dicas:

  • Coloque apenas 1 ou 2 travesseiros no máximo, conforme o tamanho do tambor da sua máquina.
  • retire a fronha do travesseiro e verifique se não há nenhum rasgo. Se estiver rasgado, conserte primeiro antes de lavar para as penas não escaparem e estragar o travesseiro e a máquina.
  • Use o ciclo mais delicado possível.
  • Evite centrifugar! Ou centrifugue na menor velocidade possível.
  • Use sabão comum.
  • NÃO use amaciante, pois ele pode estragar as penas.
  • Não use água sanitária.
  • Nunca use água quente para lavar.
  • Use 2 enxagues na máquina para ter certeza que todo o sabão saiu.
  • Dica: para evitar mau cheiro, adicione 1 tampa de lysoform na água de enxágue.
  • Aprenda a Secar Travesseiros de Pluma de Ganso

    Evite centrifugar os travesseiros, pois pode quebrar e estragar as penas. Para secar, coloque o travesseiro enrolado em uma toalha ou pano absorvente e vá apertando gentilmente para remover o excesso de água.

  • Deixe secar em um local arejado. De tempos em tempos mexa no travesseiro para desembolar um pouco as plumas que estão dentro.
  • Não seque ao sol.
  • Após seco, se estiver com algum cheiro de mofo, aí sim pode deixar no sol, porém ele deve estar seco!
  • Espere o travesseiro secar completamente antes de usar. Lembre-se que a pena é um material orgânico e pode mofar ou cheirar mal se usado molhado.
  • Se você tiver secadora, use o ciclo delicado e a menor temperatura possível e deixe-o secar em ciclos de meia e meia hora, verificando após cada ciclo se já secou.

    Veja também: Aprenda a Limpar Urina de Cachorro do Colchão – DICAS!

    Aprenda a Higienizar Travesseiros de Pluma sem Precisar Lavar

    O ideal é mandar seu travesseiro de pluma para uma lavanderia especializada, caso queira lava-lo. porém se não quiser realizar isso e não quiser lavar em casa, uma simples rotina de higienização ajuda a manter o travesseiro limpo por mais tempo.

    Use uma mistura de água e álcool ou use Lysoform. Adicione em um frasco de spray e aplique no travesseiro dos dois lados, cuidado para não exagerar e molhar muito. Em seguida deixe-o em uma grade ou janela à sombra, em um local arejado. Aqui em casa eu coloco em cima do varal de chão.

    Faça isso a cada 15 dias e seu travesseiro estará sempre higienizado.

    Para evitar a umidade, também é bom deixá-lo um pouco ao sol (seco, sem nenhum produto) para evitar mofo.

    Com essa rotina você evita que o travesseiro precise ser lavado com muita frequência e mantém as plumas novas e macias por muito mais tempo.

    Veja também: Aprenda a Limpar a Geladeira da Maneira Certa

    E aí, gostou das dicas? Espero que sim! Lembre-se que, antes de usar qualquer dica daqui, o ideal mesmo é ler as instruções do fabricante do travesseiro, pois pode ser que as orientações sejam diferentes conforme a marca e os materiais usados.

    Compartilhe:

    Share on FacebookShare on PinterestShare on WhatsApp

    Continue lendo
    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *