Conecte-se conosco

Dicas

4 Truques Infalíveis para Limpar Paredes sem Estragar a Pintura

Publicado

em


Compartilhe:

FacebookPinterestWhatsApp

As paredes da casa são um dos principais componentes de qualquer ambiente. Mantê-las limpas, especialmente em casas com crianças e animais, não é uma tarefa fácil. Se você sofre com este problema, saiba que é preciso desinfetar regularmente as paredes, porém se ocorrer alguma sujeira difícil, é possível desinfetar ou amenizar o problema sem manchar a pintura. Veja essas dicas caseiras e esqueça as paredes sujas!

Dicas para Evitar Sujeira nas Paredes

Antes de aprender a desinfetar, você precisa entender como evitar as manchas mais comuns. Existem algumas ações que podem ser feitas e que darão maior durabilidade para a pintura e poupará o seu trabalho de desinfetar as paredes:

  • Evite a umidade

  • Se você mora em um lugar úmido, ente arejar o ambiente sempre que puder, pois as gotas de água presentes no ar ajudam a realizar a sujeira “grudar”.

    Veja também:  Aprenda a tirar a umidade da casa de uma vez por todas

    Além disso, pode ficar mofado que irá acabar definitivamente com a pintura, enchendo a parede de manchas e até causando estufamento:

    Caso a parede esteja próxima a lugares naturalmente úmidos ou perto de fontes de água, pinte a parede com tintas plásticas e próprias para aguentar a umidade, ou avalie a possibilidade de revestir a parede com azulejos próprios para esse tipo de ambiente.

    Crie ambientes amigáveis para as crianças

    Se os seus filhos estão com o costume de riscar as paredes, há algumas opções para deixá-los exercitar a criatividade sem acabar com as paredes da casa:

  • Papel contact

  • Faça um revestimento com papel contact próprio para desenho em uma área da casa, de preferência algum corredor ou ambiente próximo de onde as crianças brincam. Elas poderão rabiscar à vontade e você precisará apenas de um pano úmido para desinfetar depois. Existe também papel contact com textura de lousa, para as crianças riscarem com giz.

  • Tintas Próprias para Rabiscar

  • Existem tintas fabricadas especialmente para esse fim. Elas normalmente tem aspecto plástico, e aguentam os riscos de canetinha e lápis sem torná-los permanentes.  Basta um pano e a parede estará nova.

    Agora, vamos ao que interessa: os truques e receitinhas para desinfetar a parede sem danificar a pintura!

    Truque 1 – Água morna e detergente

    Misture algumas gotas de detergente neutro e incolor na água morna e esfregue levemente com um pano no local sujo. É importante não esfregar demais, pois algumas tintas podem sair (verifique se está soltando tinta no pano).

    A medida ideal é algumas gotas de detergente diretamente no pano umedecido com a água morna.

    Essa mistura remove pequenas sujeiras e também marcas de gordura – neste caso, use um pouco mais de detergente e deixe a mistura agir por algum tempo na parede.

    Truque 2 – Vinagre Branco

    Se o detergente não resolver, misture em um recipiente quantidades iguais de água morna e vinagre branco. Além de facilitar a limpeza, o vinagre também remove manchas mofadas. Use um pano macio para umedecer com esta mistura e esfregue levemente na parede.

    Veja também: Vinagre na Limpeza? Veja 3 MENTIRAS que te contaram!

    Para manchas mofadas, deixe esta mistura agir um pouco na parece e molhe um pouco mais o pano. Reaplique quantas vezes for necessário.

    Truque 3 – Borracha branca

    Para manchas de lápis e canetinha, e até mesmo riscos pequenos causados por móveis, experimente “apagar” a mancha com uma borracha. Muitos riscos sairão facilmente com esse truque.

    Truque 4 – Álcool ou Acetona

    Esse truque vale para as manchas mais difíceis. Use pequenas quantidades de álcool ou acetona em um pano branco e esfregue na sujeira.

    Detalhe: teste em uma área pequena primeiro, para ver se não vai manchar a parede. Você também pode testar usar um solvente próprio para remover manchas. porém cuidado! Faça sempre um teste em uma área pequena e escondida, pois algumas tintas saem facilmente com estes produtos.

    Conclusão

    Evitar as manchas é melhor do que descobrir como removê-las. As dicas deste artigo servem para remover a maior parte das sujeiras comuns. Porém, se a área suja é muito grande, considere passar uma mão de tinta na parede. Hoje em dia existem muitas tintas que secam rapidamente e não deixam cheiro, além de serem fáceis de aplicar. Veja as opções em uma loja especializada.

    Em todos os casos, as orientações mais importantes são: desinfetar o quanto antes e evitar grandes quantidades de água. Além disso, também evite esfregar demais ou usar solventes em áreas grandes sem testar primeiro.

    Com essas dicas, suas paredes estarão sempre com aspecto de novas! Deixe aqui seu comentário sobre o artigo, e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais 🙂

    Compartilhe:

    FacebookPinterestWhatsApp

    Continue lendo
    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *